Sintegra RN

O objetivo do Programa Sintegra RN é controlar serviços e as operações de mercadorias realizadas em cada estado. Entenda melhor sobre o Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, Sintegra RN nos próximos parágrafos.

Sintegra RN
Sintegra RN

Ele é um programa que está atrelado com a operação de mercadorias e serviços, e, os dois principais impostos a respeito dessas duas operações (ICMS e ISS, respectivamente), podem assumir diferentes alíquotas de acordo com o estado ou o município, respectivamente, diferente do que acontece, por exemplo, com o IRPJ.

Assim, os estados precisam controlar o que foi comercializado para verificar se o que as empresas informaram está correto, se pagaram o valor adequado e, de outra perspectiva, se o preenchimento do Guia de Informação Mensal (GIM), cumpre com os requisitos exigidos pela legislação.

Aqui, independente do estado, acontece é que, pelo sistema ser informatizado, apenas dois programas são responsáveis por verificar se há algum erro, devolver ao contribuinte se constatar erros e, após tudo isso, enviar para o fisco de cada estado.


O que é o Sintegra RN

O Sintegra é mais uma maneira que o Governo achou para intervir no meio privado e aumentar o controle do Estado sobre a economia.

Cada estado possui uma alíquota diferente para seus serviços, dessa forma é necessário que se tenha um controle fiscal para cada diferente estado.

A verificação dessas inconstâncias é realizada pelo ‘Validador Sintegra’.  O mais importante do Sintegra é  aprimorar o controle fiscal por parte da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte e   pode ser encontrado para download no site da Receita  no seguinte endereço:

  http://www.set.rn.gov.br/:

É um arquivo leve,  consta aí também o link para download do transmissor, que é por onde você fará a transmissão do arquivo,  tanto a primeira quanto na segunda vez, em caso de erro.

O que é o Sintegra
O que é o Sintegra

Como Funciona o Sintegra RN

Não é muito diferente do que ocorre em outros estados: ocorre mensalmente, normalmente, o contribuinte deve:

  • Mandar a guia contendo as atividades de circulação ou oferecimento de serviços que ocorreram durante o mês;
  • Tnto para dentro do estado quanto no tocante as operações interestaduais.

Para evitar problemas de não padronização do documento ou informações equivocadas, o contribuinte deve enviar primeiro para o validador, de modo a verificar se está tudo correto.

Se estiver, ele poderá enviar para o fisco, caso contrário, esse contribuinte deverá efetuar as correções para depois enviar o arquivo para o fisco.

Lembrando que no Rio Grande do Norte são dois programas separados:

  • um para enviar a guia e;
  • o outro é o validador.
Como Funciona o Sintegra RN
Como Funciona o Sintegra RN

Consulta Sintegra RN

Para uma melhor Consulta Sintegra RN, é necessário acessar o site da Receita Federal, para isso, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse http://www.set.rn.gov.br/
  • Se a consulta for por CNPJ, digite o número e clique em ‘Consulta por CNPJ’.
  • Se a consulta for por inscrição estadual, digite o número e clique em ‘Consulta por I.E’.
Consulta Sintegra RN
Consulta Sintegra RN

Endereço e Telefone Sintegra RN

Avenida Senador Salgado Filho, sem número, na Secretaria de Tributação ou pelo call center:

  • (84) 3209-7880.
5/5 - (1 vote)
Ademir Caldas
Ademir Caldas

Formado em Ciências contábeis na UNA (Centro Universitário). Exerceu por mais de 14 anos contabilidade tributária e fiscal, além de ser palestrante e ministrar cursos sobre tributação de pessoa física em território nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *