Emissão de DARF Online 2024

O Darf faz parte do governo brasileiro, de administração da Receita Federal. Ele é um documento de arrecadação de contribuições dos cidadãos e é emitido pelo Ministério da Fazenda juntamente com a Secretaria da Receita Federal. É necessário que a Emissão de DARF Online 2024 seja sempre realizada. O Darf basicamente serve para cobrar todos os tributos administrados pelo governo federal. É importante que todos os cidadãos brasileiros, empresários e trabalhadores autônomos entenda como funciona a emissão de Darf online 2024.

Emissão de DARF Online
Emissão de DARF Online

Acompanhe os próximos tópicos que vamos explicar todos os detalhes sobre o Darf online, os tipos de Darf, como emitir o documento e outras informações importantes.

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Tipos de DARF Pessoa Física

Existem dois tipos de Darf para pessoa física e jurídica. Vamos especificar aqui cada um deles, veja abaixo:

  • O primeiro é o Darf Comum. Ele possui uma cor preta e é utilizado para pagamentos de receitas federais e pode ser usado tanto para pessoa física como para pessoa jurídica, desde que esses empresários não tenham optado pelo simples nacional. Que é diferente.
  • O outro Darf existente é o Darf Simples. Ele tem uma cor verde e deve ser usado para quem possui CNPJ, ou seja, pessoa jurídica, só que de pequenos empreendimentos.
Tipos de DARF Pesssoa Física
Tipos de DARF Pesssoa Física

O empresário que opta pelo simples nacional paga uma taxa única por mês, o que simplifica a cobrança dos impostos. Além disso, esse pagamento também inclui o pagamento da previdência social.

O melhor de tudo é que tanto a pessoa física quanto a pessoa jurídica tem uma ferramenta incrível para conseguir o documento Darf de forma rápido e fácil: a internet. Por ela o cidadão e o empresário não precisam enfrentar filas, transtornos e deslocamentos.

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Emissão de Darf Online

Para realizar a emissão de Darf Online é muito rápido, simples e fácil. Você precisa apenas de um acesso a internet e de alguns de seus dados para a emissão correta.

Isso é necessário quando a Darf está com pagamento atrasado ou quando acontece algum tipo de transtorno e precisa-se de uma nova emissão.

Para então conseguir a segunda via do documento, é só seguir o passo a passo a seguir, veja:

  • Primeiro é preciso acessar o portal e-CAC, na seção do Darf https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login;
  • Depois é necessário digitar o CPF para quem é pessoa física ou o CNPJ para quem é pessoa jurídica (empresa);
  • Logo em seguida digite o número de inscrição;
  • Insira o código que aparece na imagem;
  • Por fim clique em “pesquisar”.
Emissão de DARF Online
Emissão de DARF Online

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Programa Gerador da Darf Online

O programa gerador de Darf Online é o chamado SICALC WEB, desenvolvido pela Receita Federal e de Download gratuito. Ele dá mais agilidade para seus processos de geração de documento de tributos.

SicalcWEB Gerador de DARF Online
SicalcWEB Gerador de DARF Online
  • No site oficial da Receita Federal o cidadão e/ou empresa pode emitir o Darf.
  • Além disso, tem a opção de calcular o valor da sua Darf Simples, incluindo todas as taxas e impostos necessários para pagamento.

Após o cálculo e a geração do documento, o contribuinte pode imprimir o documento para pagar a DARF indo até uma agência bancária, ou através do banking online até a data do vencimento.

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Ademir Caldas
Ademir Caldas

Formado em Ciências contábeis na UNA (Centro Universitário). Exerceu por mais de 14 anos contabilidade tributária e fiscal, além de ser palestrante e ministrar cursos sobre tributação de pessoa física em território nacional.

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