Extrato INSS para Imposto de Renda 2024

Para realizar a declaração do Imposto de renda é necessário que o contribuinte tenha algumas documentações, uma delas é o extrato INSS para Imposto de Renda 2024. Esse documento é fundamental pois alguns contribuintes devem fazer algumas correções nos valores, portanto recorrem a esse extrato emitido pela Previdência Social. Um dos pontos positivos é que o extrato INSS para Imposto de Renda 2024 pode ser obtido do conforto de sua casa, pelo site da INSS. Além de ser totalmente gratuito, em dentro de pouco minutos o contribuinte pode tê-lo em mãos.

Extrato INSS para Imposto de Renda 2024
Extrato INSS para Imposto de Renda 2024

Veja mais sobre:

Extrato INSS para Imposto de Renda

Extrato INSS para imposto de rendaO extrato do INSS é muito utilizado por aposentado ou pensionista que necessita fazer alguma retificação no seu imposto de renda.

Esse documento possui informações fundamentais que podem ser utilizadas para correções de valores do IRPF.

O extrato pode ser conseguido por meio do acesso ao site do Dataprev, plataforma utilizada pelo governo para unificar todas informações acerca da previdência social.

Além disso, os pagamentos do INSS (mesmo aqueles considerados isentos pela Receita Federal) precisam constar na declaração de ajuste anual do Imposto de Renda, para evitar complicações com a Receita Federal.

Como Emitir Extrato INSS para Imposto de Renda 2024

Fazer a emissão do extrato do INSS para Imposto de Renda é um processo muito simples e rápido. Isto porque a plataforma da Previdência Social é bem ágil e adaptada para todos os públicos. O processo de emissão de extrato INSS para Imposto de Renda se resume aos seguintes passos:

Como emitir o extrato INSS para Imposto de Renda
Como emitir o extrato INSS para Imposto de Renda
  • Primeiramente, o contribuinte deverá acessar o site da Previdência Social, mais especificamente à área de consulta ao extrato para imposto de renda, pelo seguinte endereço eletrônico: extratoir.inss.gov.br
  • Na página, o usuário deverá preencher algumas informações fundamentais para ter acesso ao extrato do INSS.
    1. Inicialmente, o usuário deverá selecionar o ano calendário (caso queira o extrato do INSS de anos anteriores, deverá usar outra ferramenta indicada no site).
    2. Logo em seguida o número do benefício. Neste caso não é preciso colocar pontos ou barras, o sistema já adiciona automaticamente.
    3. O terceiro dado requere a data de nascimento. O ano da data de nascimento deve ser informado com quatro algarismo.
    4. A quarta informação pede o nome completo do beneficiário. Portanto, não abrevie, coloque o nome inteiro do titular do extrato.
    5. O quinto campo pede a sequência número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Não é necessário colocar barras, traços ou pontos.
    6. Por fim, o contribuinte deverá digitar no campo reservado os caracteres que estão sendo exibidos numa imagem. Este procedimento auxilia a evitar que a plataforma seja usada para consultas automatizadas, o que prejudica o manuseio da ferramenta por outros usuários.
  • Ao término do preenchimento de todas as informações, o usuário deverá clicar no botão ‘consulta’. Caso todas as informações estejam corretas, o usuário será redirecionado imediatamente ao extrato INSS para imposto de renda.

As dicas acima não foram o suficiente para ajudar você sobre o extrato INSS para imposto de renda? Então deixe na caixa de comentários abaixo sua dúvida, para que possamos o ajudar.

3.7/5 - (3 votes)
Ademir Caldas
Ademir Caldas

Formado em Ciências contábeis na UNA (Centro Universitário). Exerceu por mais de 14 anos contabilidade tributária e fiscal, além de ser palestrante e ministrar cursos sobre tributação de pessoa física em território nacional.

Um comentário

  1. Boa tarde
    Por favor preciso do exercício de 2013 e do exercício 2012 para um cliente, clico na pagina da erro como faço para conseguir me ajude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *