Declaração MEI Imposto de Renda 2024

A Declaração MEI 2024 pode ser feita facilmente por qualquer pessoa que se enquadre nesta classificação, porém não deixe de levar em conta cada um dos requisitos posteriores demandados pela receita federal.

Em contrapartida, tome a sua decisão firmada em cada uma das exigências correlacionadas ao seu perfil como MEI, tais como:  Declaração Anual MEI, Declaração do Imposto de Renda MEI 2024, e a consulta da declaração transmitida MEI. Acompanhe cada um destes pontos a seguir:

Declaração MEI 2024
Declaração MEI 2024

MEI Precisa Declarar Imposto de Renda

O MEI precisa declarar Imposto de Renda (IR), porém existem uma série de regras a serem seguidas. Começando pela classificação como Microempreendedor Individual que vem ganhando grandes proporções nos últimos anos em função dos avanços desta categoria e a importância da mesma para a economia nacional.

Portanto, considere cada uma das diferenças inerentes ao processo geral das microempresas e leve em conta os avanços dispostos em solo nacional à medida que as mudanças colocam essa categoria em um patamar específico no momento das contribuições com o Imposto de Renda.

Na verdade, o MEI é aquele trabalhador que está sempre preocupado com suas obrigações juntamente à Receita Federal e essa preocupação é compreensível tendo em vista as muitas contribuições e arrecadações concernentes a essa categoria.

Embora haja tais dissemelhanças, o IR cobrado dos microempreendedores individuais condiz com os preceitos do desenvolvimento econômico brasileiro, trazendo indicações de destaque em fronte dos projetos sociais.

Posto isso, essa modalidade de imposto é de suma relevância inclusive para todos os brasileiros interessados em conquistar melhores oportunidades através desta categoria. Em paralelo, a verificação deve ser feita a partir das mudanças significativas realizadas com base nas regras primárias deste tributo.

Não se esqueça se atentar também para os valores relacionados a multas e juros que podem comprometer o seu pagamento em cada etapa. Ou seja, não deixe essa decisão para depois!

Declaração Anual MEI

Essa declaração deve ser feita anualmente, porém nada impede que você siga com o pagamento em parcelas, bem como ocorre no parcelamento IRPF 2024.

Em linhas gerais, os microempreendedores precisam estar em dia com esse pagamento partindo da DAS MEI (Declaração Anual MEI). A obrigação demonstrar aqui dependerá dos valores arrecadados juntamente às variáveis da arrecadação basilar.

Por outro lado, faz-se imprescindível que você esteja de olho aos panoramas do novo clico de arrecadação da DAS MEI. Abaixo, explicamos cada um dos passos que você pode e deve seguir. Veja só:

  1. Acesse o site do Simples Nacional clicando aqui.
  2. No menu inicial, selecione “Simei – Serviços”;
  3. Coloque no sistema o seu número do CNPJ e as demais informações tidas como obrigatórias;
  4. Escolha a opção “DAS MEI”;
  5. Em seguida, clique em “original” e depois em “Tipo de Declaração”;
  6. Através do formulário online, complete o preenchimento de suas atividades profissionais e a média dos faturamentos;
  7. Complete o ano de “2024” e opte pelo campo “Avançar”;
  8. Do mesmo modo, clique em “Transmitir” e aguarde até que mensagem de confirmação do sistema apareça;
  9. Faça o download e imprima o comprovante de Declaração Anual MEI;
  10. Guarde muito bem o seu comprovante e siga até a última etapa de sua declaração.

Obs.: Para o ano seguinte, basta refazer essa solicitação com os mesmos passos!

Como Fazer a Declaração do Imposto de Renda MEI

No caso da declaração convencional, há poucos segredos e por isso você pode se guiar a partir do nosso guia descrito logo abaixo:

  1. Vá até o site da Receita Federal;
  2. Inicie o processo informando o seu CPNJ;
  3. Baixe o programa para a declaração apresentado na página seguinte e instale em seu computador ou notebook;
  4. Neste momento, complete o seu login e abra o programa. Selecione a Declaração IR desejada, podendo ser completa ou parcial;
  5. Comece apresentando os dados da declaração e fazendo a confirmação a cada nova inclusão;
  6. Do mesmo modo, informe o padrão de sua microempresa e a quantidade de funcionários, se houver;
  7. Por último, releia cada uma das informações e selecione a aba “Transmitir”;
  8. E pronto, a sua Declaração do Imposto de Renda MEI de 2024 estará completa!

Consultar Declaração Transmitida MEI

Fazer a consulta da Declaração Transmitida MEI pode ser mais fácil do que você imagina, porém não se deve esquecer de alguns dos passos obrigatórios desta consulta. Entenda:

  1. Inicialmente, vá até o portal do Simples Nacional neste link;
  2. Imediatamente, selecione “Consulta Declaração Transmitida” no menu principal;
  3. Aproveite para indicar o número de seu CNPJ e uma senha devidamente cadastrada no sistema;
  4. Para pelo procedimento de segurança escolhendo o campo “Não sou um robô”;
  5. Posteriormente, selecione “Certificado Digital” e avance;
  6. Na página seguinte, escolha por “Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF”;
  7. Na sequência, opte pelos serviços online do Simples Nacional e inclua o seu código de acesso obtido na etapa anterior;
  8. Por último e não menos importante, consulte o status da sua Declaração Transmitida MEI.

Obs.: Durante a obtenção do código de acesso, preste muita atenção ao mesmo que deve possuir 12 dígitos.

Tabela Declaração MEI 2024

Assim como no imposto de renda 2024, a tabela da declaração do Imposto de Renda MEI 2024 possui algumas características específicas e atualizadas para este ano de 2024, começando pela definição de cada uma das categorias pelas quais as microempresas podem estar inerentes. Entenda como declarar imposto de renda MEI.

Além disso, você precisa necessariamente fazer a sua classificação como MEI tendo como base as denominações evidenciadas pela Receita Federal. Veja só os percentuais das alíquotas contidas nesta tabela:

  • Serviços gerais: 32%;
  • Transporte: 16%;
  • Indústria: 8%.
  • Comércio: 8%.

Como calcular o valor da Declaração MEI 2024

Para o cálculo do valor da Declaração MEI 2024 você precisa ter em vista os aspectos gerais expressos pela alíquota de sua categoria, porém lembre-se que os números são variáveis e podem depender bastante das indicações dadas pela própria receita federal ano após ano.

Simultaneamente, o cálculo precisa ser feito com base na subtração da receita bruta em fronte do percentual de isenção do imposto de renda 2024

, ou seja, o quociente em questão precisa ser subtraído das despesas integrais do tributo em questão. Preste muita atenção!

5/5 - (1 vote)
Ademir Caldas
Ademir Caldas

Formado em Ciências contábeis na UNA (Centro Universitário). Exerceu por mais de 14 anos contabilidade tributária e fiscal, além de ser palestrante e ministrar cursos sobre tributação de pessoa física em território nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *